Desenho de Processos e Procedimentos

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Gestão de Processos é uma metodologia de gestão contemporânea que oferece uma nova abordagem na coordenação de pessoas e sistemas, visando incrementar o desempenho. Envolve a compreensão da cadeia de valor do negócio e, para todos os processos essenciais, sua identificação, mapeamento, detalhamento de regras, monitoramento por indicadores e otimização em um ciclo contínuo.

Gestão de Processos se aplica para:

  • Entendimento: Analisar a operação da empresa para conhecer melhor o que a organização faz e como faz e para identificar processos colaborativos passíveis de melhorias de operação e gestão
  • Visibilidade: Obter uma representação visual e detalhada de todas as etapas dos diversos processos da cadeia de valor do negócio
  • Rotina: Criar e manter rotinas de comunicação e monitoramento com clientes e demais envolvidos em cada processo
  • Melhoria: Incrementar a produtividade de equipes, o desempenho e os resultados esperados por meio do aprimoramento contínuo dos processos chave do negócio

Gestão de Processos compreende:

  • Qualificação: Qualificação na metodologia BPM (Business Process Management) e na notação BPMN
  • Anãlise Situacional: Identificação dos processos e das variáveis que impactam os resultados
  • Sala de Guerra: Construção conjunta do mapeamento e detalhamento dos processos, com a participação e colaboração de todos os atores da equipe do cliente envolvidos no processo
  • Melhores Práticas: Assessoria para implantação de melhores práticas para os processos em foco e proposição de ações para automação dos processos
  • Automação: Apoio à implantação de sistemas automatizados (BPMS) para impulsionar a operação e gerar indicadores

Gestão de Processos traz como resultados:

  • Cadeia de Valor: Identificação da cadeia de valor e dos processos críticos
  • Mapeamento: Rotinas mapeadas, melhoradas e documentadas, trazendo agilidade para novas adaptações e evoluções e transparência na forma como cada processo é executado
  • Produtividade: Aumento de produtividade com eficiência, foco e satisfação dos clientes
  • Padronização: Padronização de atividades, facilitando capacitação de novos colaboradores
  • Painel de Gestão: Sistemas (BPMS) de acompanhamento do andamento dos processos e monitoramento de indicadores em tempo real